sexta-feira, 26 de abril de 2013

Propósito MV - 26º Dia

Boa Tarde pessoal!! Aproveitando o gancho do versículo do post anterior, hoje vamos refletir sobre os versos de Provérbios 21. 9 e 19:


"Melhor é morar num canto de umas águas furtadas do que com a mulher rixosa numa casa ampla (...) Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda" (Provérbios 21. 9 e 19 - Almeida Revista e Corrigida)

"É melhor morar no fundo do quintal do que dentro de casa com uma mulher briguenta (...) Melhor é morar no deserto do que com uma mulher que vive resmungando e se queixando." (Provérbios 21. 9 e 19 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje.)

           Com certeza não só mulheres, mas conviver ou simplesmente estar perto de alguém que só reclama e está sempre irado é realmente sufocante e insuportável. Creio que aqui o verso cita como exemplo as mulheres pela nossa, digamos assim, facilidade de falar mais que os homens, mas esse versículo vale para todos. É muito fácil se chatear, perder o controle nos nossos dias tão estressantes, mas o mais interessante é que isso não vem de hoje não, vem lá dos tempos bíblicos e desde a época do sábio rei Salomão isso já existia. O maior problema é que quando nos chateamos, não sei o que acontece, mas pelo menos comigo é assim, a gente dispara a falar, e fala, fala, fala, critica tudo e todos, só sabe reclamar, nada está bom e nos tornamos pessoas amargas, azedas que ninguém, nem mesmo a pessoa mais paciente aguenta ficar perto! E a bíblia já nos alerta: "Não murmureis entre vós (João 6. 43) e "Irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira" (Efésios 4. 26). Isto é, podemos na hora até ficar nervosos, mas não podemos deixar que isso seja um gatilho para que pequemos, e nem devemos deixar que o dia passe, acabe e ainda a raiva esteja em nosso coração, devemos perdoar o mais rápido possível e fazer disso um hábito.
         Nós mulheres principalmente, como disse anteriormente, temos o costume de falar demais e "no muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente" (Provérbios 10. 19) então temos que vigiar sobre a nossa boca e ser como a mulher virtuosa que é totalmente o contrário da mulher rixosa, como vimos no verso 26 de Provérbios 31, ela é doce ao falar e a sabedoria está na sua boca. Precisamos buscar o autor de toda boa obra em nós, o Espírito Santo de Deus que é manso, paciente e cheio de amor para que tenhamos essa paz, essa calma e auto-controle.
       Que não sejamos como a mulher rixosa e sim como a mulher virtuosa, cheias do Senhor Jesus, fiquem na paz e até a próxima reflexão!!

Nenhum comentário: