Bom dia pessoal!! Hoje é o 17º dia do propósito e vamos refletir sobre o verso 26 de Provérbios 31:
"Fala com sabedoria e delicadeza." (Provérbios 31.26 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje.)
Está aí um grande desafio!! No dia-a-dia estressado e de correria que nós vivemos hoje falar com sabedoria, e maaais...com delicadeza?! Não é uma tarefa fácil, aaah não mesmo!! Especialmente porque se trata da boca e é essa mesmo, aquela que com a qual podemos abençoar ou amaldiçoar (Tiago 3. 9) e já diz em Prvérbios 16. 32: "Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade."
Mas a mulher virtuosa com certeza cheia do Espírito Santo de Deus, é doce, é serena e sabe abrandar uma pessoa irada como em Provérbios 15. 1: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.". Ela sabe ser flexível e tem aquele famoso "jogo de cintura" para saber lidar e se adaptar a cada situação.
Creio que o real desafio mesmo para todos os cristãos, que realmente seguem o evangelho de Cristo, seja ser fiel a Ele, isto é resistir, vencer a carne, a ira, no dia mal, na tentação, porque é muito fácil ser cristão quando tudo vai bem, agora quando as coisas não saem como esperávamos, quando parece que tudo está contra nós aíííí siiiim eu quero ver se somos crentes de verdade!!! Precisamos orar sem cessar, VIGIAR em TODO tempo e estar bem ALERTA para discernir as armadilhas, as ciladas do Diabo.
Portanto, para que sejamos fieis ao Senhor, falemos sempre com sabedoria, doçura e delicadeza como a mulher virtuosa e tenhamos esse auto-controle sobre a nossa boca, domínio próprio, que é fruto do Espírito Santo, novamente vemos a mesma receita: precisamos estar com Ele como um ramo na videira, na presença dEle, beber da Sua água e buscá-lo a cada dia e cada vez mais, pois: "Eu sou a videira e vós as varas, quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer." (João 15. 5)
E se cairmos? Não podemos desistir pois o Senhor está sempre pronto a nos perdoar e não nos trata conforme os nossos pecados: "É ele que perdoa todas as tuas iniquidades, e sara todas as tuas enfermidades (...) Misericordioso e piedoso é o Senhor, longânimo e grande em benignidade (...) Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniquidades." (Salmos 103. 3, 8 e 10)
Que o Senhor nos dê essa graça, fique na paz e até a próxima reflexão!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário